10 Cidades para visitar na Serra Gaúcha
As belezas naturais da Serra Gaúcha encantam milhares de visitantes todos os anos. Sua paisagem é composta por florestas de Araucárias, belas cachoeiras, vales, rios e cânions de tirar o fôlego.
A Araucária pode atingir uma altura de até 50 metros e, quando adulta, apresenta uma copa que possui formato semelhante a uma taça, é uma linda árvore típica do sul.
A gastronomia é outro ponto forte, com destaque para as sequências de fondues, massas italianas, galetos e o famoso café colonial.
Por isso é um destino muito procurado por viajantes que buscam belezas naturais, boa gastronomia e um povo hospitaleiro.
Onde fica a Serra Gaúcha
São várias cidades que fazem parte da Serra Gaúcha. Gramado é uma das mais procuradas e fica a cerca de duas horas de Porto Alegre, e após desembarcar no Aeroporto Salgado Filho, são diversas as opções disponíveis para chegar até o destino final. Alugar um carro, ir de ônibus ou transfer são algumas das opções para chegar em seu caminho.
Principais cidades para se visitar
Quando se fala em Serra Gaúcha, algumas cidades já vem em nossa mente, e aqui falaremos sobre as melhores cidades que podem ser visitadas nessa região. Todas contendo uma cultura, paisagem e gastronomia única.
Vídeo: Veja essa vídeo do transfer de Porto Alegre para Gramado!
1. Gramado
Gramado é um dos destinos mais visitados do Brasil e, portanto, a cidade mais famosa da Serra Gaúcha.
Graças ao clima ameno e à arquitetura européia, influenciada pela colonização alemã e italiana, a cidade faz muito sucesso, principalmente no inverno, e por isso ainda mais acolhedora.
Veja mais sobre o clima de Gramado AQUI
Da mesma forma, Gramado é um dos principais polos de ecoturismo do Brasil.
Um grande problema ao visitar Gramado é não saber por onde começar, já que a cidade possui mais de 30 pontos turísticos. Portanto, quem pensa que vai relaxar deve resistir a tantas opções atraentes.
Aqui você encontra parques, como o famoso Lago Negro, museus, igrejas, Palácio dos Festivais, Rua Coberta e para quem gosta de fazer compras, vai se apaixonar.
Assim como a vizinha Canela, a gastronomia de Gramado merece ser experimentada de diferentes formas.
Venha para Gramado e economize!
Aqui em Gramado temos o Prime Gourmet, um aplicativo de descontos ótimo para a sua viagem. Principalmente para casais!
Nesse aplicativo você paga um Prato/Passeio e recebe DOIS!
2. Canela
Depois de Gramado, Canela é a cidade mais famosa e visitada da Serra Gaúcha. A magia começa antes mesmo de chegar na cidade, você pode apreciar a bela paisagem no caminho.
Essa cidade é uma ótima opção para quem quer descobrir todos os encantos da região e prefere uma viagem mais tranquila com bastante sossego em meio à natureza.
Não faltam belezas naturais, parques e atrações turísticas que vão encantar todos os visitantes.
A principal atração de Canela é o Parque do Caracol, um dos parque mais visitados da região!
A gastronomia certamente agradará a todos os visitantes, pois aqui você encontra diversas variedades de refeições. Desde deliciosos grelhados gaúchos, café colonial, fondue, massas, muito chocolate caseiro, e é claro, um belo vinho colonial! Ah, tem suco de uva também!!
3. Bento Gonçalves
Bento Gonçalves é uma das cidades mais famosas da Serra Gaúcha e está localizada a 109 quilômetros da capital gaúcha.
Se tiver oportunidade, visite o Vale dos Vinhedos e o Vale do Rio das Antas. Mas definitivamente dê uma volta na Maria Fumaça.
A Serra Gaúcha é a maior região vinícola do país e 60% está em Bento Gonçalves. Aqui encontrará dezenas de vinícolas, por exemplo as maiores do país, como a Casa Valduga e a Miolo.
Está cidade também conta com o imperdível teatro interativo Epopeia Italiana. Uma viagem pelo túnel do tempo, difícil não se emocionar, pois retrata a saga dos ancestrais italianos para chegar ao Brasil e a batalha para reconstruir suas vidas.
No entanto, é menos popular que Gramado e Canela, mas isso não significa que seja menos interessante de visitar.
A cidade oferece de grandes experiências gastronômicas a roteiros culturais. Para deixar sua viagem ainda mais interessante, não deixe de conhecer os Caminhos de Pedra!
Neste mini roteiro você vai acabar conhecendo um pouco das colônias italianas em Bento Gonçalves, já que a cidade também tem uma forte base histórica de italianos.
Ao mesmo tempo, o frango é um prato tradicional da gastronomia, sempre acompanhado de macarrão ou polenta. Bem italiano mesmo!
4. Antônio Prado
Antônio Prado é a cidade mais italiana do Brasil, e só por isso já vale a visita. A cidade foi fundada em 1899 e grande parte da população é formada por descendentes de italianos que mantêm viva a língua italiana até hoje.
A massa é a base da gastronomia local, que deu nome ao maior evento da vila, a Festa Nacional da Massa – FenaMassa. Esse festival aí promete para quem ama macarrão, tipo nós!!
Junto com a cultura e os costumes da imigração italiana, o centro da cidade possui um grande centro histórico preservado com casas de madeira.
Além disso, Antônio Prado possui o maior e mais completo conjunto arquitetônico da colonização italiana no Brasil.
5. Cambará do Sul
Para os amantes de aventura, Cambará do Sul é parada obrigatória. A cidade fica a 180 quilômetros de Porto Alegre, bem na divisa com Santa Catarina. Dessa forma, é a porta de entrada para o Parque dos Aparados da Serra.
A cidade se destaca por possuir o maior conjunto de cânions da América do Sul. Um verdadeiro espetáculo da natureza. Uma dica para aproveitar ao máximo é se hospedar em um dos incríveis hotéis fazenda da região.
Cercados por cachoeiras, rios, mata atlântica e araucárias, os cânions de Cambará do Sul têm aproximadamente 900 metros de altura e 8 quilômetros de extensão.
Os Aparados da Serra possui a maior parte de Mata Atlântica preservada do Brasil.
Com certeza forma uma das mais belas paisagens do país. Por isso, o Parque Aparados da Serra é parada obrigatória para os turistas que visitam o Cânion do Itaimbezinho: um verdadeiro cartão-postal de Cambará do Sul!
6. Garibaldi
Assim como Bento Gonçalves, Garibaldi é conhecida por suas vinícolas e deliciosos espumantes! E a maioria das vinícolas está localizada na cidade, o que facilita a visitação.
É conhecida como a capital brasileira do espumante. Entre os pontos turísticos mais famosos da cidade estão a catedral, a vinícola Garibaldi, a vinícola Peterlongo, a vinícola Chandon e também a cervejaria Leopoldina.
A cidade de Garibaldi é muito tranquila e muito charmosa, com alguns casarões históricos que resistiram ao tempo.
Um dos passeios imperdíveis é o Maria Fumaça, que sai de Bento Gonçalves, onde grupos folclóricos tipicamente vestidos cantam e dançam ao som de músicas típicas italianas. Tudo dentro do Trem Maria Fumaça enquanto a viagem está acontecendo! Divertidíssimo, pra se sentir na epoca dos imigrantes junto dos italianos mais festeiros!
7. Nova Petrópolis
Nova Petrópolis é uma das cidades mais fofas da Serra Gaúcha, ainda assim é pouco conhecida pelos visitantes.
A cidade faz parte da Rota Romântica, rota que passa por 16 municípios do Rio Grande do Sul, com paisagens de tirar o fôlego. E na primavera, muitas flores no caminho!
Graças a isso, tem uma arquitetura distinta. Nova Petrópolis é, portanto, um ótimo programa para um passeio de um dia ou uma opção mais econômica para quem quer curtir um momento de tranquilidade.
A cidade é conhecida como o jardim da Serra Gaúcha porque suas ruas e praças estão sempre floridas. As grandes casas alemãs fazem parte do charme da cidade.
Nova Petrópolis também é conhecida como a cidade da malha porque possui diversas opções de malharias, inclusive um museu que conta sua história.
8. São Francisco de Paula
A cidade de São Francisco de Paula é uma das cidades imperdíveis da Serra Gaúcha para quem busca sossego, em contraste com as tendências de Gramado e Canela.
Carinhosamente chamada de São Chico pelos moradores da Serra Gaúcha, uma maravilhosa opção para quem visita a cidade e busca tranquilidade é visitar o Parque das 8 Cachoeiras e o Parque das Cascatas.
Toda a área é de mata nativa, com as trilhas bem definidas e sinalizadas sem a necessidade de guia.
9. São José dos Ausentes
São José dos Ausentes é parada obrigatória para quem busca aventura, diversão e frio no mesmo ambiente. Também abriga o pico do Monte Negro, o mais alto do Rio Grande do Sul e tem um dos climas mais frios da região.
O ambiente do lugar é incrível e você vai adorar a região! Principalmente se você esta procurando neve e frio!! Vá preparado pois é a cidade mais fria do Rio Grande do Sul!
10. Três Coroas
Três Coroas é famosa por abrigar o primeiro templo budista tradicional da América Latina e o maior templo tibetano da América do Sul.
O Khadro King Temple está localizado a cerca de 25 quilômetros de Gramado e é um dos roteiros ideais para um passeio de um dia.
Uma das atividades é o Raft Adventure Park, por exemplo. Dentro de um bote e junto com um grupo, você desce ladeira abaixo por um percurso de 7 km pelas águas turbulentas do Rio Paranhana! Só para os corajosos, hein! Lá também tem uma tirolesa de 1200 metros de altura. Radical é pouco!
Que tal comprar 2 ingressos de Rafting ou Tirolesa e pagar só 1? Eles fazem parte do Prime Gourmet club! Um app de desconros que vai SALVAR sua viagem pra serra gaúcha! Saiba mais aqui.
Por fim a Serra Gaúcha é uma região repleta de encantos e atrações que agradam todos os tipos de turistas. Com suas paisagens exuberantes, clima ameno e gastronomia diversificada, é um destino que convida a voltar muitas e muitas vezes.
Para os amantes da natureza, há diversas opções de trilhas, parques ecológicos e cachoeiras. Já os interessados em história e cultura podem visitar museus, igrejas e conhecer a arquitetura típica das cidades da região.
Além disso, a Serra Gaúcha oferece diversas opções de lazer, como passeios de trem, vinícolas, restaurantes típicos, entre outras. Seja para uma viagem em casal, em família ou com amigos, a região é um destino que encanta e sempre tem algo novo a ser descoberto.